Iniciativas de 2016
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Ciclo Galerias com História
Notícias
Ciclo Colecionar Arte
Exposições
Visitas
Doações
Plano de Atividades
Ciclo Colecionar Arte na Revista Midas
http://midas.revues.org/1060
Neste artigo apresenta-se o projeto “Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares” desenvolvido pela Associação Amigos do Museu do Chiado, que consiste no convite a colecionadores privados para apresentarem as suas coleções de arte. Em diálogo dirigido por figuras do meio artístico e académico, este ciclo de conversas proporciona o conhecimento das motivações, do gosto, das escolhas e das tendências que imperam no colecionismo português atual, bem como das características das coleções e das flutuações do mercado da arte. Este ciclo tem contribuído para fidelizar uma audiência interessada em temas do colecionismo contemporâneo, tem aproximado colecionadores do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e permitido valorizar e divulgar as coleções, muitas vezes, inteiramente desconhecidas do público.
CICLO COLECIONAR ARTE: CONVERSAS A PARTIR DE COLEÇÕES PARTICULARES COM RUI VICTORINO e CARLOS BESSA PEREIRA
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado vai organizar mais uma sessão do Ciclo Colecionar Arte. Vamos conhecer a coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa que Rui Victorino tem vindo a reunir nas últimas décadas.
De âmbito abrangente, os artistas modernistas (Amadeo de Souza Cardoso, Dominguez Alvarez, Almada Negreiros, Mário Eloy, António Pedro, Fernando Lanhas) convivem, paredes meias, com os autores de produção mais recente (Paula Rego, Jorge Martins, Julião Sarmento, Ana Jotta, Jorge Queiroz). Uma característica singular desta coleção é o sentido criterioso com que o colecionador estuda e escolhe as obras.
Em conversa com o galerista Carlos Bessa Pereira, Rui Victorino, médico, investigador e professor, dará a conhecer, pela primeira vez em público, as suas motivações, os artistas que o apaixonam, o percurso colecionista e algumas questões de mercado.
Rui M. M. Victorino é Médico Especialista em Medicina Interna, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa e Diretor do Serviço de Medicina 2 do Hospital Santa Maria. Licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa e Doutorou-se pela Universidade de Londres onde fez parte da sua formação pós-graduada no Hammersmith Hospital . Está ainda ligado como Investigador Clínico ao Instituto de Medicina Molecular desde a sua fundação.
Carlos
Bessa Pereira é licenciado em Farmácia, tem experiência em investigação, gosta
de colecionar arte contemporânea e desde há cinco anos gere a Galeria Bessa
Pereira Design do Século XX e Arte Contemporânea.
CICLO COLECIONAR ARTE: RUI VICTORINO e CARLOS BESSA PEREIRA
CICLO COLECIONAR ARTE: CONVERSAS A PARTIR DE COLEÇÕES PARTICULARES COM FERNANDO FIGUEIREDO RIBEIRO E ADELAIDE DUARTE
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado vai organizar mais uma sessão do Ciclo Colecionar Arte.
Vamos conhecer a coleção de arte contemporânea portuguesa que Fernando Figueiredo Ribeiro tem vindo a reunir ao longo de mais de duas décadas. É uma coleção abrangente, sem temas nem técnicas orientadoras, mas onde se percorre a criação artística portuguesa dos últimos 30/40 anos, da autoria dos mais relevantes artistas ativos na contemporaneidade.
Em conversa com a historiadora de arte Adelaide Duarte, Fernando Ribeiro falará das suas motivações, dos critérios de gosto, do mercado da arte e do QuARTel, a nova casa da coleção protocolada com o município de Abrantes.
Fernando Figueiredo Ribeiro trabalha no setor financeiro há 28 anos, dos quais cerca de 11 passados em Londres. Licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Adquiriu a sua primeira obra de arte aos 21 anos. Da arte, diz que é uma paixão pelo que fica!
Adelaide Duarte é historiadora de Arte e coordenadora executiva da Pós-graduação Mercado da Arte e Colecionismo na FCSH-UNL. Professora auxiliar convidada e investigadora de pós-doutoramento, com bolsa FCT, no Instituto de História da Arte da FCSH-UNL. Doutora em Museologia e Património Cultural (2012) sobre colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, na Universidade de Coimbra. Vice-Presidente da Associação Amigos do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e responsável pelo Ciclo Colecionar Arte. Conversas a partir de coleções particulares.
CICLO COLECIONAR ARTE: FERNANDO FIGUEIREDO RIBEIRO E ADELAIDE DUARTE
CICLO COLECIONAR ARTE: CONVERSAS A PARTIR DE COLEÇÕES PARTICULARES COM PEDRO CABRITA REIS E RAQUEL HENRIQUES DA SILVA
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado apresenta a coleção de arte contemporânea portuguesa de Pedro Cabrita Reis no Ciclo Colecionar Arte.
Artista plástico, dos mais importantes da sua geração, Cabrita Reis reuniu uma coleção de obras a partir dos anos 1990 que recentemente vendeu à Fundação EDP. Em breve vamos poder vê-la no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, um novo projeto museológico a ser inaugurado junto à Central Tejo. O gosto por colecionar, o olhar e a sensibilidade do artista sobre os seus pares, as motivações que originaram a reunião daquele conjunto de peças serão alguns temas partilhados numa conversa conduzida por Raquel Henriques da Silva.
Contamos convosco no dia 11 de maio, às 18h30, no MNAC-MC!
CICLO COLECIONAR ARTE: PEDRO CABRITA REIS E RAQUEL HENRIQUES DA SILVA
Assembleia Geral dos Amigos do Museu do Chiado
Caros Amigos
Terminando a 31 de março de 2018 o mandato em exercício dos atuais Órgãos Sociais dos Amigos do Museu do Chiado, há que proceder a eleições, concretizando-se o previsto no Artigo 20º dos Estatutos dos Amigos do Museu do Chiado.
Assim, e considerando o disposto no referido Artigo 20º, convocam-se todos os membros para uma
Assembleia Geral Eleitoral, a realizar no dia 27 de março, às 18h00, no Museu Nacional de Arte
Contemporânea – Museu do Chiado, na Rua Serpa Pinto, n.º 4, 1200-444, Lisboa, a qual tem como ponto único de Ordem de Trabalhos o seguinte:
Eleição dos titulares dos órgãos sociais dos Amigos do Museu do Chiado para o triénio de 2018 a 2021.