Iniciativas de 2021

LISTA PLURINOMINAL DOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO OS AMIGOS DO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - 2021/ 2024

2021
LISTA PLURINOMINAL DOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO OS AMIGOS DO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA -  2021/ 2024

Assembleia-Geral:
Presidente: Raquel Henriques da Silva
Vice-presidente: Ângelo Silva
Secretária: Catarina Alfaia
 
Direção
Presidente: Francisco Capelo
Vice-Presidente: Adelaide Duarte

Secretário: Alberto Caetano

Secretário: Armando Cabral
Tesoureiro: Angelina Pessoa

Conselho Fiscal:

Presidente: Fernando Figueiredo Ribeiro

Vogal: Clara Camacho

Vogal: João Esteves de Oliveira


Visita à Exposição " Meu Amigo. Obras e documentos da coleção Ernesto de Sousa

Visita à Exposição " Meu Amigo. Obras e documentos da coleção Ernesto de Sousa (1921-1988). Domingo 26 de setembro de 2021.

Visita à exposição " A Brasileira do Chiado. Café Museu 1925-1971"

Visita à exposição " A Brasileira do Chiado. Café Museu 1925-1971". Domingo 26 de setembro de 2021.

Visitas Guiadas

2021-09
15:00
CAROS AMIGOS DO MNAC

Vamos iniciar, com alguma regularidade, visitas guiadas às exposições patentes no nosso Museu com a colaboração dos seus comissários.

Assim vimos convidá-lo no próximo dia 26 de Setembro, Domingo para duas visitas sucessivas:

15H
Exposição A Brasileira do Chiado. Café Museu 1925-1971.

Começaremos no próprio café  - QUE SERÁ  O PONTO DE ENCONTRO - para (re) vermos em conjunto as pinturas que ali estão desde 1971. Seguimos depois para o Museu para vermos a documentação e a evocação das pinturas de 1925. Será guiada por uma das comissárias, Raquel Henriques da Silva.


16h30 
Exposição Meu Amigo. Obras e documentos da colecção Ernesto de Sousa (1921-1988)

Guiada pela comissária Isabel Alves que é também a principal cuidadora da obra do seu marido.

Pedimos que façam uma inscrição prévia para o email: amigosmnac.museuchiado@gmail.com
Limite: 20 Amigos


ASSEMBLEIA–GERAL ORDINÁRIA - CONVOCATÓRIA

2021-09-08
19:00
ASSEMBLEIA–GERAL ORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e dos Estatutos, a Assembleia-Geral Ordinária de Os Amigos do Museu do Chiado deveria ter-se realizado até 31 de março último. Considerando a situação pandémica excecional, foi publicado o decreto-lei n.º 22-A/2021, a 17 de março, que no artigo 18º, nº 2, indica que “sem prejuízo do disposto do número anterior, no caso das cooperativas e das associações com mais de 100 cooperantes ou associados, as assembleias gerais que devam ter lugar por imposição estatuária, podem ser realizadas até 30 de setembro de 2021”.
É à luz deste enquadramento legal que se convoca a Assembleia-Geral de Os Amigos do Museu do Chiado para reunir, em sessão ordinária, no próximo dia 8 de setembro de 2021, às 19h00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Rua Serpa Pinto, n.º 4, 1200-444, em Lisboa.

 Ordem de trabalhos:

Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas referentes ao exercício do ano de 2020, acompanhados do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Balanço do mandato dos Órgãos sociais para o triénio de 2019 a 2021.
Informações e outros assuntos de interesse associativo.
Anúncio do resultado da votação para a eleição dos Órgãos Sociais para o triénio de 2021 a 2024.

Não havendo número suficiente de membros para deliberar em primeira convocação, a Assembleia, de acordo com os Estatutos, reunirá meia hora depois com qualquer número de presenças e com a mesma ordem de trabalhos.


Lisboa, 13 de julho de 2021.




Raquel Henriques da Silva
Presidente da Assembleia-Geral

Assembleia Geral Eleitoral - Convocatória

2021-09-08
18:00
Assembleia Geral Eleitoral

Convocatória


Nos termos da Lei e dos Estatutos, a Assembleia-Geral Eleitoral de Os Amigos do Museu do Chiado deveria ter-se realizado até 31 de março último. Considerando a situação pandémica excecional, foi publicado o decreto-lei n.º 22-A/2021, a 17 de março, que no artigo 18º, nº 2, indica que “sem prejuízo do disposto do número anterior, no caso das cooperativas e das associações com mais de 100 cooperantes ou associados, as assembleias gerais que devam ter lugar por imposição estatuária, podem ser realizadas até 30 de setembro de 2021”.
É à luz deste enquadramento legal que se convoca a Assembleia-Geral Eleitoral de Os Amigos do Museu do Chiado, concretizando-se o previsto no artigo 20º dos Estatutos dos Amigos do Museu do Chiado, no próximo dia 8 de setembro de 2021, às 18h00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Rua Serpa Pinto, n.º 4, 1200-444, em Lisboa, a qual tem como ponto único de Ordem de Trabalhos o seguinte:
Eleição dos titulares dos órgãos sociais dos Amigos do Museu do Chiado para o triénio de 2021 a 2024.

A votação irá decorrer entre as 18h e as 19h, Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Rua Serpa Pinto, n.º 4.


NOTA:

De acordo com os Estatutos dos Amigos do Museu do Chiado, todos os associados podem apresentar listas plurinominais, com a menção dos nomes e dos respetivos cargos, devendo, no caso de pessoas coletivas, ser indicado o representante destas. As listas terão de ser apresentadas à Presidente da Assembleia Geral para a morada Rua Serpa Pinto, n.º 4 1200-444 Lisboa ou para o endereço eletrónico amigosmnac.museuchiado@gmail.com, antes da sessão eleitoral. As listas rececionadas serão divulgadas através da lista de mailing dos Amigos.


Com os melhores cumprimentos,



Raquel Henriques da Silva
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Cancelamento das Assembleias Gerais

2021-06-30
Caros amigos,

Devido ao agravamento da situação sanitária na Área Metropolitana de Lisboa e em todo o país, a Associação Os Amigos do Museu do Chiado decidiu cancelar a Assembleia Geral Eleitoral e Assembleia Geral Ordinária, marcadas para dia 30 de junho, adiando as mesmas para data a definir posteriormente.

MNAC Desafia Artistas

O Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa convidou 130 artistas visuais a revelar os seus métodos para mostrar ao público nas redes sociais.

Dos 130 que receberam o repto lançado pelo MNAC – e há ainda mais 50 convites prestes a serem enviados – cerca de uma centena respondeu afirmativamente e, destes, 25 enviaram um vídeo, tendo sido já publicados 15 na rede social Facebook e no YouTube em visualização acessível ao público desde o início de fevereiro.

Luís Silveirinha, Ana Vidigal, Nuno Nunes-Ferreira, Alice Geirinhas, António Olaio, Cristina Ataíde, Henrique Vieira Ribeiro, Rita Barros, Inês Almeida, António Faria, Rui Macedo, Ana Romãzinho, Manuel Botelho, e Fátima Mendonça são os artistas cujos vídeos já foram colocados gradualmente naquelas plataformas digitais.

Os convites têm estado a ser dirigidos a artistas de várias gerações, de todos os pontos do país, com diversas expressões plásticas, do desenho à gravura, pintura, escultura, fotografia, cerâmica, “media art”, instalação, performance, joalharia e têxtil.


Acompanhe este projecto no Youtube:




< anteriorseguinte >