Iniciativas
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Ciclo Galerias com História
Notícias
Ciclo Colecionar Arte
Exposições
Visitas
Doações
Plano de Atividades
MEMÓRIA, ARQUIVOS E O QUOTIDIANO: A AFIRMAÇÃO NA ARTE DE DANIEL BLAUFUKS
Conferência por MARK DURDEN
atrium | entrada livre
Existem, nesta exposição, ecos fortes da resposta de Blaufuks ao Holocausto. Evidentemente que a arte de Blaufuks não deriva de uma experiência nos campos de concentração, mas sim de um trabalho de reflexão sobre o Holocausto, que se constrói de diferentes formas, através da sugestão e em camadas de representação, numa indispensável mediação, dada a impossibilidade de compreensão ou entendimento. Mas a arte de Blaufuks aproxima-se também do trabalho literário de Antelme na sua afirmação na humanidade, na ênfase na vida diária, na fé na cultura e na criatividade, na crença de que, apesar de tudo, a arte pode "transformar a vida."
Mark Durden
Mark Durden é um escritor, artista e académico. Tem uma extensa obra publicada sobre fotografia e arte contemporânea de que se destacam Dorothea Lange (2001, 2012), Fifty Key Writers on Photography (2012), Photography Today (2014), com David Campbell, Variable Capital (2007) e com Ken Grant, Double Take: Portraits from the Keith Medley Archive (2013). Integra o grupo de artistas Common Culture e é atualmente professor de Fotografia na Universidade de South Wales, no Reino Unido.
ASSEMBLEIA GERAL
Caros(as) Amigos(as),
A próxima Assembleia Geral irá proceder à eleição de novos órgãos sociais da Associação dos Amigos do Museu do Chiado.
Todos os associados podem apresentar listas plurinominais, com indicação de nomes e respetivos cargos, devendo, no caso de pessoas coletivas, ser indicado o representante destas.
As listas terão de ser apresentadas ao Presidente da Assembleia Geral para a morada Rua Serpa Pinto, n.º 4 1200-444 Lisboa ou para o endereço electrónico amigosmnac.museuchiado@gmail.com, até 60 dias antes da sessão eleitoral que terá lugar no dia 5 de fevereiro de 2015, às 18h30.
Boas Festas

Visita guiada à exposição "Quando os Deuses visitam Bali" no Museu da Marioneta

Visita à exposição "Quando os Deuses visitam Bali" no Museu da Marioneta

Visita ao Museu Coleção Berardo - 2.ª parte

Visita ao Museu Coleção Berardo

Visita ao Museu Coleção Berardo
17 Out | Ciclo Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares com Arlete Alves da Silva e Francisco Capelo
Caros Amigos do Museu do Chiado,
No seguimento do ciclo Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares iniciado no ano passado, teremos oportunidade de recordar a formação de uma das mais importantes coleções particulares de arte moderna e contemporânea portuguesa reunida por Manuel de Brito, marchand e galerista fundador da Galeria 111, através do testemunho de Arlete Alves da Silva, a sua companheira de vida e de projeto. As histórias e as vicissitudes da sua constituição, a sua disponibilização pública no Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés, serão alguns dos temas abordados na conversa conduzida por Francisco Capelo.
Contamos com a vossa presença!
A Direção

Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura na Fundação Carmona e Costa

Caros Amigos,
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado convida a participarem na visita orientada por Adelaide Ginga à exposição Pires Vieira – Antológica. Da Pintura à Pintura, que será realizada no próximo sábado, dia 13, às 17h, na Fundação Carmona e Costa. Será uma excelente oportunidade para conhecer o conjunto de obras sobre papel deste artista.
Contamos com a vossa presença!
A Direção
Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura orientada por Adelaide Ginga

Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura

Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura orientada por Adelaide Ginga

III Mesa-Redonda "Os Públicos do MNAC (Fim do século XX e início de XXI)"

A III Mesa-Redonda dedicada aos Públicos do MNAC assinalou a passagem dos 20 anos da reabertura do Museu, a 12 de Julho de 1994.
Moderada por Delfim Sardo, a Mesa-Redonda teve a presença de Pedro Lapa, Helena Barranha, Paulo Henriques, David Santos e contou, ainda, com o testemunho de Raquel Henriques da Silva lido pelo moderador da Mesa.Colóquio Internacional - Práticas de História

Museus: Coleções que criam conexões

Conversas a partir de coleções particulares com Alexandre Melo e David Santos

No âmbito do Ciclo Colecionar Arte, David Santos, Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, conduziu a conversa com Alexandre Melo, conhecido comissário e crítico de arte, além de colecionador. Alexandre Melo partilhou com o público a coleção de arte contemporânea portuguesa e internacional que tem vindo a reunir, fruto da relação de amizade com os artistas e das aventuras por que tem passado no mundo da arte.
Conversas a partir de coleções particulares com Rita Romão e Alberto Caetano

Boas Festas
