Iniciativas de Notícias
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Ciclo Galerias com História
Notícias
Ciclo Colecionar Arte
Exposições
Visitas
Doações
Plano de Atividades
MEMÓRIA, ARQUIVOS E O QUOTIDIANO: A AFIRMAÇÃO NA ARTE DE DANIEL BLAUFUKS
Conferência por MARK DURDEN
atrium | entrada livre
Existem, nesta exposição, ecos fortes da resposta de Blaufuks ao Holocausto. Evidentemente que a arte de Blaufuks não deriva de uma experiência nos campos de concentração, mas sim de um trabalho de reflexão sobre o Holocausto, que se constrói de diferentes formas, através da sugestão e em camadas de representação, numa indispensável mediação, dada a impossibilidade de compreensão ou entendimento. Mas a arte de Blaufuks aproxima-se também do trabalho literário de Antelme na sua afirmação na humanidade, na ênfase na vida diária, na fé na cultura e na criatividade, na crença de que, apesar de tudo, a arte pode "transformar a vida."
Mark Durden
Mark Durden é um escritor, artista e académico. Tem uma extensa obra publicada sobre fotografia e arte contemporânea de que se destacam Dorothea Lange (2001, 2012), Fifty Key Writers on Photography (2012), Photography Today (2014), com David Campbell, Variable Capital (2007) e com Ken Grant, Double Take: Portraits from the Keith Medley Archive (2013). Integra o grupo de artistas Common Culture e é atualmente professor de Fotografia na Universidade de South Wales, no Reino Unido.
ASSEMBLEIA GERAL
Caros(as) Amigos(as),
A próxima Assembleia Geral irá proceder à eleição de novos órgãos sociais da Associação dos Amigos do Museu do Chiado.
Todos os associados podem apresentar listas plurinominais, com indicação de nomes e respetivos cargos, devendo, no caso de pessoas coletivas, ser indicado o representante destas.
As listas terão de ser apresentadas ao Presidente da Assembleia Geral para a morada Rua Serpa Pinto, n.º 4 1200-444 Lisboa ou para o endereço electrónico amigosmnac.museuchiado@gmail.com, até 60 dias antes da sessão eleitoral que terá lugar no dia 5 de fevereiro de 2015, às 18h30.
Boas Festas
Visita guiada à exposição "Quando os Deuses visitam Bali" no Museu da Marioneta
Visita ao Museu Coleção Berardo - 2.ª parte
Visita ao Museu Coleção Berardo
Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura orientada por Adelaide Ginga
Visita à exposição Pires Vieira - Antológica. Da Pintura à Pintura orientada por Adelaide Ginga
III Mesa-Redonda "Os Públicos do MNAC (Fim do século XX e início de XXI)"
A III Mesa-Redonda dedicada aos Públicos do MNAC assinalou a passagem dos 20 anos da reabertura do Museu, a 12 de Julho de 1994.
Moderada por Delfim Sardo, a Mesa-Redonda teve a presença de Pedro Lapa, Helena Barranha, Paulo Henriques, David Santos e contou, ainda, com o testemunho de Raquel Henriques da Silva lido pelo moderador da Mesa.Colóquio Internacional - Práticas de História
Museus: Coleções que criam conexões
Boas Festas
Amigos do Museu do Chiado no Facebook
Ciclo Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares com Francisco Capelo e Carlos Bessa Pereira
Caros Amigos do Museu do Chiado,
A direção d’Os Amigos do Museu do Chiado pretende implementar, no espaço do Museu, uma programação articulada em duas variantes. Em primeiro lugar, convidar, ciclicamente, colecionadores particulares portugueses de vários tipos para divulgarem as coleções que reúnem e partilharem as suas motivações e gosto. Desejamos valorizar a atividade colecionista, criar uma aproximação deste com Os Amigos, com o Museu e, ainda, convidar a contribuir para as atividades do Museu. Em segundo lugar, pretendemos exibir algumas coleções no espaço Sala dos Fornos do Museu, cujas obras se situem dentro do arco temporal da coleção ou cuja narrativa a complemente. Deste modo, retoma-se uma linha expositiva, a de dar a conhecer coleções particulares, já explorada anteriormente no Museu.
O Ciclo Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares inicia no próximo dia 21 de Novembro, entre as 18h30 e as 19h30, no Museu. A primeira sessão terá como oradores Francisco Capelo, colecionador eclético e experiente na formação de coleções de vários tipos, que conversa com Carlos Bessa Pereira, um colecionador que se iniciou nas artes decorativas do século XVIII e tem feito um percurso pelo design do pós-guerra, com incidência no design português.
Contamos com a presença e o entusiasmo d’Os Amigos do Museu do Chiado para estas iniciativas!
Pel’A Direção
Adelaide Duarte